terça-feira, 9 de julho de 2013

Gêneros Textuais - 2

Conto Tradicional 
 O sal e a água 

Um rei tinha três filhas; perguntou a cada uma delas por sua vez, qual era a mais sua amiga. A mais velha respondeu:
– Quero mais a meu pai, do que à luz do Sol.
Respondeu a do meio:
– Gosto mais de meu pai do que de mim mesma.
A mais moça respondeu:
– Quero-lhe tanto, como a comida quer o sal.

O rei entendeu por isto que a filha mais nova o não amava tanto como as outras, e pô-la fora do palácio. Ela foi muito triste por esse mundo, e chegou ao palácio de um rei, e aí se ofereceu para ser cozinheira. Um dia veio à mesa um pastel muito bem feito, e o rei ao parti-lo achou dentro um anel muito pequeno, e de grande preço. Perguntou a todas as damas da corte de quem seria aquele anel. Todas quiseram ver se o anel lhes servia: foi passando, até que foi chamada a cozinheira, e só a ela é que o anel servia. O príncipe viu isto e ficou logo apaixonado por ela, pensando que era de família de nobreza.
Começou então a espreitá-la, porque ela só cozinhava às escondidas, e viu-a vestida com trajes de princesa. Foi chamar o rei, seu pai, e ambos viram o caso. O rei deu licença ao filho para casar com ela, mas a menina tirou por condição que queria cozinhar pela sua mão o jantar do dia da boda. Para as festas de noivado convidou-se o rei que tinha três filhas, e que pusera fora de casa a mais nova. A princesa cozinhou o jantar, mas nos manjares que haviam de ser postos ao rei seu pai não botou sal de propósito. Todos comiam com vontade, mas só o rei convidado é que não comia. Por fim perguntou-lhe o dono da casa, porque é que o rei não comia? Respondeu ele, não sabendo que assistia ao casamento da filha:
– É porque a comida não tem sal.
O pai do noivo fingiu-se raivoso, e mandou que a cozinheira viesse ali dizer porque é que não tinha botado sal na comida. Veio então a menina vestida de princesa, mas assim que o pai a viu, conheceu-a logo, e confessou ali a sua culpa, por não ter percebido quanto era amado por sua filha, que lhe tinha dito, que lhe queria tanto como a comida quer o sal, e que depois de sofrer tanto, nunca se queixara da injustiça de seu pai.


Crônica


                                                 O crachá

Uma senhora comentou com uma amiga da academia:

- Menina! Eu não sei onde eu estava com a cabeça. Você não acredita na gafe que eu dei ontem.
- Gafe?...Qual? Perguntou à amiga.
- Eu fui acompanhar o meu marido ao hospital porque ele tinha uma consulta no cardiologista. Você acredita que na saída eu acabei me esquecendo de devolver os crachás na portaria. Eu só fui me dar conta do fora quando eu cheguei lá em casa e vi os benditos crachás. Amiga, será que eles ficaram muito bravos com o fora que a gente deu?
- Não esquenta não amiga. Eles devem estar acostumados com esse tipo coisa.
- Você acha?
- Claro que sim! Veja só: a minha sobrinha, a Mariana, ela é recepcionista lá numa clínica da zona sul. Ela vive dizendo que os velhinhos da terceira idade fazem isso sempre.

Edilson Rodrigues Silva



Adivinhas

1)  O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro

2) O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo

  3) O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão

4) O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua

5) O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio

6)  Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

7)  Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plantão.


8) O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!

9)  O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado.

10) O que é que corre a casa inteira de depois vai dormir num canto?
Resposta: a vassoura


Letras de Música

Te esperando ( Luan Santana) 

Mesmo que você não caia na minha cantada
Mesmo que você conheça outro cara
Na fila de um banco
Um tal de Fernando
Um lance, assim
Sem graça

Mesmo que vocês fiquem sem se gostar
Mesmo que vocês casem sem se amar
E depois de seis meses
Um olhe pro outro
E aí, pois é
Sei lá

Mesmo que você suporte este casamento
Por causa dos filhos, por muito tempo
Dez, vinte, trinta anos
Até se assustar com os seus cabelos brancos

Um dia vai sentar numa cadeira de balanço
Vai lembrar do tempo em que tinha vinte anos
Vai lembrar de mim e se perguntar
Por onde esse cara deve estar?

E eu vou estar te esperando
Nem que já esteja velhinha gagá
Com noventa, viúva, sozinha
Não vou me importar

Vou ligar, te chamar pra sair
Namorar no sofá
Nem que seja além dessa vida
Eu vou estar
Te esperando

Mesmo que você não caia na minha cantada
Mesmo que você conheça outro cara
Na fila de um banco
Um tal de Fernando
Um lance, assim
Sem graça

Mesmo que vocês fiquem sem se gostar
Mesmo que vocês casem sem se amar
E depois de seis meses
Um olhe pro outro
E aí, pois é
Sei lá


Meu novo mundo ( Charlie Brown Júnior)

Como se o silêncio dissesse tudo
Um sentimento bom que me leva pra outro mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
Não existem distâncias no meu novo mundo

Tipo coisas da sétima arte
Aconteceu sem que eu imaginasse

Sonho de consumo cantar na sua festa
Vem dançar comigo
Aproveita e me sequestra
Amor vagabundo, intenso ou muita pressa
Não sei como termina mas sei como começa

Fiz essa canção pra dizer algumas coisas
Cuidado com o destino
Ele brinca com as pessoas
Tipo uma foto com sorriso inocente
Mas a vida tinha um plano e separou a gente

Mas se quem eu amo tem amor por mim
Se quem eu amo tem amor por mim
Eu sei que ainda estamos muito longe do fim

A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo

Fiz essa canção pra dizer algumas coisas
Cuidado com o destino
Ele brinca com as pessoas
Tipo uma foto com sorriso inocente
Mas a vida tinha um plano e separou a gente

Mas se quem eu amo tem amor por mim
Se quem eu amo tem amor por mim
Eu sei que ainda estamos muito longe do fim

A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo
A vontade de te ver já é maior que tudo
E não existem distâncias no meu novo mundo

Link: http://www.vagalume.com.br/charlie-brown-jr/meu-novo-mundo.html#ixzz2YZzGxMx5


Bula de Remédios



Entrevista

 Entrevista com Luan Santana
1) Com quantos anos você começou a tocar violão?
Luan: Ganhei meu primeiro violão quando eu tinha três anos, mas na verdade não sabia tocar, apenas brincava que estava tocando. Com o tempo fui tentando dedilhar alguma coisa e acabei fazendo aula, mas foi apenas um mês. Na verdade, aprendi a tocar sozinho.

2) Seus pais também são músicos? Quem você acha que te influenciou a seguir essa profissão?
Luan: Ninguém canta profissionalmente na família, mas meu pai sempre cantou nas festas de família, mas nada profissional. Ele nem seguiu a profissão. Cresci ouvindo música sertaneja, que é o que ele cantava, e aí comecei a cantar junto.

3) O que você gosta de fazer no seu tempo livre, quando não está no palco ou ensaiando?
Luan: Gosto de jogar videogame ou pescar.

4) Como é sua relação com os fãs mirins?
Luan: Não imaginei que faria tanto sucesso entre o público infantil, aconteceu de forma natural. Achei muito legal, porque adoro crianças e acho que as entendo.

5) Você também compõe. Sobre o que mais gosta de falar nas letras?
Luan: Geralmente quando faço alguma música é em cima de alguma coisa que eu vivi, ou que meus amigos me contaram. Por exemplo, a música "Chocolate" eu fiz depois que recebi uma carta de fã que, em vez de escrever o que ela queria, colava o papel dos bombons. "Sempre com Você" eu fiz pra pedir uma garota em namoro, e deu certo.

6) Quem são seus grandes ídolos na música?
Luan: Zezé Di Camargo e Luciano. No dia 11 de dezembro, quando vou gravar meu segundo DVD, eles vão participar. Será muito emocionante dividir o palco com eles.

7) Além de música sertaneja, que outros estilos você curte ouvir?
Luan: Taylor Swift, Mc Fly.

8) Qual o momento mais emocionante que já viveu no palco?
Luan: Foi quando gravei meu primeiro DVD na minha cidade, Campo Grande (MS). Quando vi toda aquela galera, 85 mil pessoas ali na frente, foi emocionante demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação!
E.E."Irmãos Guimarães"