terça-feira, 12 de junho de 2012



Nossos professores de História: Ana Marta, Gislene, Mara, Valéria.

In memorian: José Humberto Leonel (Saudades! )

Por que estudar História?

Estudar História não se resume a decorar datas e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores.
Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente", explica o historiador Tiago Menta.


1) Assistir filmes com temas históricos

Existem muitos filmes ambientados em diferentes épocas históricas. Assisti-los com seu aluno pode ser a deixa para vocês conversarem sobre o período. Desenhos como Hércules, que retrata o herói mitológico na Grécia Antiga, e Mulan, lenda chinesa que se passa no período das Dinastias do Norte e do Sul, ambos da Disney, também podem render boas conversas. Faça perguntas que estimulem a imaginação da criançada: Como será viver nessa época? Do que será que as crianças brincavam? O que comiam? O que vestiam? Quais são as principais diferenças entre o mundo atual e o retratado? Enfim, aproveite o que estão vendo na telinha para instigar a curiosidade de seu aluno por outros tempos e civilizações.

2) Construir a árvore genealógica da família.

Essa atividade pode ajudar seu aluno a entender a noção de tempo e da relação de dependência entre passado e futuro, além de ser uma oportunidade para estreitar os laços entre vocês. A professora Elaine Rodrigues de Paula, da cidade mineira de Catas Altas, levou o Prêmio Educador Nota 10 desse ano, da Editora Abril, com o projeto "Objetos e Costumes de Nossos Antepassados", propondo o resgate da história da cidade e da família de cada aluno.

Ela aconselha a aproveitar o período das festas de fim de ano para realizar esse trabalho - que pode ser, inclusive, um presente inesquecível para toda a família. "Procurem por fotos, vídeos e outros documentos para resgatar a origem da família. Desenhem a árvore genealógica até onde puderem, mostrando os casamentos ocorridos ao longo do tempo. Escrevam mini-histórias dos parentes mais distantes", enumera a professora.

Na reunião da família, mostre o produto para todos e convide os parentes mais velhos para contar alguns "causos". A diversão estará garantida!

3) Visitar museu.
Já dizia a sabedoria popular: quem vive de passado é museu. E é verdade. Visitar museus é uma estimulante viagem pelo tempo. O contato com objetos antigos, marcado por uma estética de cores e formas, é um prato cheio para falar de História e possibilita que seu aluno veja tudo aquilo que ele aprende em sala de aula. Além disso, a valorização do acervo do museu mostra a o cuidado com a preservação da história, o que faz seu aluno perceber a importância dada à disciplina.

4) Discutir feriados históricos.

Como geralmente os professores já trabalham o significado dos feriados históricos, a dica é pesquisar em livros ou na internet algumas curiosidades em relação ao dia.

"A participação dos pais é fundamental", defende a professora Elaine Rodrigues de Paula, da cidade mineira de Catas Altas. Comece a conversa com "Você sabe por que hoje é feriado?" e vá contando o que descobrir na sua pesquisa.

"Quando o filho percebe o interesse dos pais pelos conteúdos escolares aprendidos, quase naturalmente ele passa a prestar mais atenção nas aulas, para conseguir responder às perguntas em casa", explica Elaine, que testemunhou a melhora do desempenho escolar de seus alunos ao propor um trabalho de resgate da história da família com a ajuda dos pais. Pelo projeto "Objetos e Costumes de Nossos Antepassados", ela levou o Prêmio Educadora Nota 10 da Editora Abril.


5) Aproveitar as deixas do dia a dia.

A História permeia todo o presente, mesmo que não percebamos: nossas vidas estão perpassadas pelas escolhas de pessoas que viveram antes de nós, basta prestar atenção. Nas placas de ruas, nomes de escolas, praças e parques muitas vezes vivem personagens históricos da cidade ou do país. Que tal pesquisar junto com seu filho quem foi a pessoa que nomeia a rua onde moram ou por onde passeiam?

"Descobrir o que ela fez, em que período viveu e o que acontecia nessa época, pode ajudar a criança a se interessar pelo passado, e consequentemente pela História", afirma a professora Elaine Rodrigues de Paula, nomeada Educadora Nota 10 pelo Prêmio Victor Civita da Editora Abril.

Além disso, procure se informar, assistindo ao telejornal, por exemplo. "Se a pessoa se interessa pelas questões cotidianas o apelo da História é inevitável. Não há como tratar a desigualdade social brasileira sem pensar na escravidão, só para citar um exemplo", comenta o professor de História Marcus Vinícius Leite, de Belo Horizonte, Minas Gerais, que venceu em primeiro lugar o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, com o projeto Rádio História.

Seus alunos tiveram que pesquisar e gravar noticiários de rádio como se estivessem acompanhando os fatos históricos, como a Queda do Muro de Berlim. "Muitos passaram a entender que o processo histórico é mais complexo e em muitos momentos bem mais interessante do que geralmente trabalhamos em sala de aula", finaliza o professor.

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E.E."Irmãos Guimarães"