segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Semana da Educação para a Vida realizou-se entre 19 e 24 de novembro

As escolas da rede estadual de ensino realizaram entre os dias 19 e 24 de novembro a Semana da Educação para a Vida. Em orientação encaminhada às escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) destacou a importância de se planejar e realizar atividades que contemplem as especificidades regionais e culturais da comunidade escolar. As escolas também poderiam aproveitar o momento para sistematizar e divulgar os trabalhos já desenvolvidos.

Na programação semanal, estiveram presentes os seguintes parceiros da escola:
Bruna Bernardes - Psicóloga
Sabrina Garcia Guimarães - Psicóloga
João Victor da Silva - Estudante de Enfermagem 
Heitor Henrique - Educador Físico 

As palestras abordaram Nutrição e Saúde; Bem Estar na Escola e na Vida.







Quando sabemos "o que comer" o corpo é saudável. Uma dieta apropriada é aquela que é adequada, balanceada e respeita variações individuais, atingindo todas as necessidades nutricionais de um indivíduo para manutenção, reparação, processos diários, crescimento e desenvolvimento.


A prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social.





















O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.

      O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
A música, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e valorizar a cultura afro-brasileira.




















Vantagens de uma feira de ciências escolar

Sem dúvida, promover o encontro entre toda a comunidade escolar é muito importante. No entanto, não são somente esses os benefícios de realizar uma feira de ciências na escola.
Podemos citar, pelo menos, outros quatro benefícios para os estudantes:

Incentivar o interesse pela investigação e pelo método científico;

Oportunizar o desenvolvimento de habilidades específicas;

Aprimorar o pensamento analítico, reflexivo e crítico; e
potencializar o senso de cooperação.






























A feira de ciências tem um papel importante no aprendizado dos alunos. Além do conhecimento científico em si que é adquirido durante o processo, todo o seu processo desenvolve diferentes habilidades nos alunos. Confira algumas delas abaixo:

- Organização do pensamento
- Comunicação oral
- Comunicação escrita
- Pesquisa científica 

































Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.
Paulo Freire


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação!
E.E."Irmãos Guimarães"