Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:
Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas | Atividades rítmicas e expressivas |
Conhecimentos sobre o corpo |
Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.
O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende
atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol,
basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco
abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por
exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos
sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural
anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com
esse instrumento.
Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro
esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a
ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e
sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre
se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é
fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas
seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como
um componente curricular educacional.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas
têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será
trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma
liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do
professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional
do aluno.
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E.E."Irmãos Guimarães"