Aqui estão nossos professores de Ciências:
Helen, Maria de Lourdes, Márcio e Vânia Lúcia
Por que estudar Ciências?
Por que algo é de um jeito e não de outro? Como isso funciona? Para que serve? Essas são algumas das perguntas que as crianças fazem com alguma frequência. O estudo de Ciências mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece e estimula, portanto, a reflexão e a formulação de hipóteses.
2) Ajuda a compreender o mundo.
O conhecimento científico está presente dos óculos que você usa à caneta em sua mão. É, portanto, um tipo de conhecimento que ajuda a compreender o mundo e suas transformações - o que não deve ser visto como algo distante, fora da realidade. Ao contrário: o cientista é um observador das coisas simples, desde o movimento das nuvens até o funcionamento de uma rede de computadores.
3) Desenvolve o raciocínio.
É importante que o aluno aprenda a pensar cientificamente. Ou seja, a formular hipóteses e desenvolver um raciocínio. As aulas de Ciências, quando dadas por um bom professor, proporcionam isso: tentando entender o mundo e a natureza, o estudante passa a pensar de maneira cada vez mais lógica.
4) Explica os fenômenos da natureza.
Estudando Ciências, o aluno vai finalmente entender por que a natureza é do jeito que é - e vai ter respostas para todos aqueles "porquês" que costumam deixar os pais em algumas saias justas.
5) Conscientiza sobre a importância da preservação.
É por meio do estudo de Ciências que o estudante vai entender como funciona o nosso planeta, de que tudo o que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. E, consequentemente, vai entender por que é necessário preservar a natureza, reciclando o lixo, poupando água e não poluindo o ar.
6) Torna a vida mais interessante.
Um simples passeio no parque pode se tornar mais interessante quando conhecemos os princípios da ciência. O aluno vai poder observar in loco tudo o que aprendeu sobre as plantas na escola e terá a chance de ver de perto as formas, as texturas, cores das flores e das árvores.
7) Estimula a criatividade
Quando o aluno é estimulado a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para testá-las, ele fica mais criativo e questionador. Por meio da pesquisa e da realização de experiências, ele vai perceber que as hipóteses que formula podem ou não ter fundamento científico.
8) Aproxima pais e filhos
Vamos fazer juntos? Poucas brincadeiras são tão divertidas quanto fazer experimentos científicos e comprovar as leis da natureza. Em casa, aproveite para fazer experiências relacionadas ao conteúdo que o filho está aprendendo na escola - se preciso, peça sugestões aos professores. A diversão é garantida!
9) Incentiva o prazer em descobrir.
Ao ouvir falar de Ciências, o aluno logo pensa em tubos de ensaio, laboratório - ou seja, descobrir. O estudo de Ciências incentiva a criança e o adolescente a usar a observação, a imaginação e a capacidade de elaborar hipóteses para depois relatar o que viu e imaginou e ainda ir atrás de informações que lhe permitam achar respostas.
10) Mostra as mudanças por que passamos.
Quando seus bisavós nasceram, não havia luz elétrica. Quando seus avós nasceram, não havia geladeira. Quando seus pais nasceram, não havia televisão. E quando você nasceu, não havia computador. E todas essas mudanças só aconteceram por causa do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Além de compreender melhor o mundo em que vivemos, o aluno vai adquirir também noções de História. Dupla lição!
11) É divertido
Além de importante para o futuro do aluno, Ciências é a disciplina escolar que mais tem potencial para ser divertida. Quem nunca passou uma tarde feliz em meio a tubos de ensaio e experiências para comprovar as leis da natureza? Refletir um arco-íris num papel branco, amassar uma garrafa sem colocar as mãos, fazer um telefone sem fio... Ótimas brincadeiras para fazer em grupo! E o melhor: o aluno ainda sai com lições de Ciências na cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação!
E.E."Irmãos Guimarães"